Fim do mundo… Rá! (ou trollando com os Maias)

2012 mal começou e já to de saco cheio desse lance de apocalipse Maia. Sério mesmo! Já teve filme, documentário no Discovery, Super Interessante. Falta: Globo repórter, Faustão, novela, Zero Hora. Talvez se eu dormisse e só acordasse em 2013 fosse mais bacana… nem precisava ser 2013, podia ser só depois da fatídica data que “finalizava” o calendário Maia.
Para os que ainda acreditam nessa baboseira toda de fim do mundo previsto por um povo antigo, desistam dessa tese dos Maias pelo menos. Vou explicar: o calendário Maia era bem diferente do nosso. O maior ciclo que contamos é o século. E mesmo assim, não tem nenhum significado muito grande na nossa cultura. Prova disso é que quando passamos do século XX para o XXI não houve nenhum tipo de festa maior do que seria já feita por conta do ano novo. Para os Maias, o maior ciclo era o b’ak’tum. Ele corresponde a 144.000 dias. Cada ciclo era associado a uma divindade e a virada de um b’ak’tum tinha um significado espiritual, normalmente marcado por grandes festividades.
Agora, advinhem só o que acontece em dezembro de 2012? Dou uma bala se acertarem! Pois é… algum troll começou a alardear que o calendário Maia terminava em dezembro de 2012 e que isso tinha um significado profético. O que me parece mesmo é que o sujeito que escrevia e documentava o calendário foi até o final do próximo b’ak’tum e parou. Como os Maias foram “extintos”, não teve mais ninguém pra continuar. Simples assim.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Maya_calendar

Anúncios
Esse post foi publicado em Lugar comum e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Fim do mundo… Rá! (ou trollando com os Maias)

  1. Ericka Rocha disse:

    Pô Marcelo, que vergonha, te vejo sempre lá no Hiper e nunca venho comentar aqui!! Enfim… Cá estou!!!
    Tb tô de saco cheio desse lance de 2012, o ano já esteve quase pra acabar umas 50 vezes e se for acabar mesmo, pra que ficar comentando tanto, né??? Bora aproveitar!!

    Um bjão!

    =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s