Saramago

Sabe aquelas coisas que sempre ouvimos falar, mas nunca experimentamos? Tipo: Chico Buarque é foda, Marilyn Monroe era foda, Saramago é foda. Mas nunca ouvimos uma música do Chico, nem vimos nenhum filme da Norma e nem lemos nenhum livro do José.
Pois é. Noutro dia, procurava um livro pra dar de presente e esbarrei com um livro do Saramago bem na minha frente: Caim. O nome e a capa já me instigaram. Fui ler a contracapa: “Quando o senhor, também conhecido como deus, se apercebeu de que adão e eva, perfeitos em tudo o que apresentavam à vista, não lhes saía uma palavra da boca nem emitiam ao menos um som primário que fosse, teve de ficar irritado consigo mesmo, uma ves que não havia mais ninguém no jardim do éden a quem pudesse responsabilizar pela gravíssima falta, quando os outros animais, produtos, todos eles, tal como os dois humanos, do faça-se divino, uns por meio de mugidos e rugidos, outros por roncos, chilreios, assobios e cacarejos, desfrutavam de voz própria. Num caso de ira, supreendente em que tudo poderia ter solucionado com outro rápido fiat, correu para o casal e, um após o outro, sem contemplações, sem meias-medidas, enfiou-lhes a língua pela garganta abaixo.”
Pensei: nossa! Taí algo que quero ler. E assim comprei e estou lendo, com muito gosto. Os cristãos mais ortodoxos não vão apreciar, pois se trata de uma releitura do velho testamento, com um viés bem crítico à religião e à figura do próprio Deus. Quanto à escrita, não, não tem muitos parágrafos e as frases são intermináveis. Os nomes próprios são todos com letras minúsculas. Mas quer saber? Em nenhum momento é cansativo. Então, se você tem a cabeça aberta e quer ler um ótimo livro, recomendo fortemente!!!



“…sem pensar o afortunado bicho que chegaria o dia em que quereria expressar o inefável, e o inefável, como sabemos, é o que está para lá de qualquer possibilidade de expressão.”
José Saramago.

Anúncios
Esse post foi publicado em Raridades e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s