Niterói – de mal a pior

Há uns 10, 12 anos atrás, alguém (provavelmente a turma do Jorge) lançou o marketing em cima de um ranking de cidades vs. qualidade de vida no Brasil, aonde Niterói aparecia em quinto lugar. A partir daí, foi um deus-nos-acuda pela corrida imobiliária da cidade. Mais recentemente, com a especulação, encontramos apartamentos de dois quartos (com uns 60, 70m² com preços de 700 mil em certas áreas “nobres”). Mas será que é essa qualidade toda mesmo?

Mais novo, eu estava andando pelas ruas do chamado “Jardim Icaraí” e um senhor, olhando para um prédio em construção, estava muito preocupado: “pra aonde vai todo o esgoto que esses prédios vão produzir?”. É, faz sentido. Ainda mais porque Niterói tem o péssimo hábito de inundar nas chuvas de verão. E inunda BONITO! O que fugiu à observação do caro senhor (e da minha na época) foi que o esgoto é o menor dos problemas.

Uma das questões preocupantes é que Niterói, por mais que pareça o contrário, é uma cidade pequena. Tem ruas e acessos muito limitados. Qualquer obra maior, enfeiaria e desvalorizaria imóveis (coisa que é impensável) drasticamente. Obras significativas, como o túnel Piratininga-Charitas não saem do papel desde a década de 60, por conta de lobby das empresas de ônibus. As mesmas linhas que impedem a construção de linhas de metrô ou barcas para São Gonçalo. Resultado: trânsito infernal na maior parte do tempo.

Não bastasse, uma área praticamente toda residencial como o “Jardim dos infernos Icaraí” está lotada de bares e boates, causando mais transtornos para os moradores desse pseudo-bairro. Fiscalização? Nah! Pra quê isso, né pessoal? Deixa as pessoa tudo se diverti!

Mas o pior ainda está por vir… ah, essa nem o Xorxe segura! Falta d’água. É isso mesmo! Está começando a faltar água na cidade. Em Santa Rosa, a creche do meu filho já está sofrendo com isso. Resta só começar a entrar na justiça contra a Águas de Niterói, que é a empresa de merda responsável pelo abastecimento. Fica mais do que claro que não há condições de se crescer desordenadamente como estão fazendo, aonde só na minha quadra, existem QUATRO prédios subindo.

O povo de Niterói tem que dar um basta nisso. Nossos vereadores estão em sua maioria vendidos mesmo, mas vou tentar ver se existe algum que possa apoiar ou já tenha algum movimento se manifestando em relação a isso. Temos que divulgar e fazer a nossa parte, cobrando uma posição contra essa vergonha em que Niterói (uma cidade que tinha tudo pra ser a PRIMEIRA em qualidade de vida) está se tornando.

Ufa… desabafei!

Anúncios
Esse post foi publicado em Lugar comum e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Niterói – de mal a pior

  1. Priscila disse:

    É… isso aconteceu pelos bairros do rio de janeiro tb, parecido com isso foi a barra da tijuca. vai chegar a um ponto que o caos tomará conta de tudo

  2. Emanuel disse:

    Niterói é um inferno..to saindo daqui assim que puder…um trânsito infernal..cidade de m…(me sinto no direito de falar assim pq nasci aqui)

    • Marcelo disse:

      Opa Emanuel! Pra quem nasceu na cidade como nós é muito difícil e frustrante ver como já foi e como encontra-se hoje.
      Em geral, Niterói tem um ar provinciano e arrogante, como se fosse a oitava maravilha do mundo. Muito triste… e ainda elegem as mesmas figurinhas para ser nossos representantes. Depois não adianta reclamar…
      A nova invenção é o mergulhão. Se isso resolver alguma coisa (a mais do que colocar mais dinheiro no bolso de umas figuras por aí), dou minha cara a tapa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s