Semanda de eleição – Reta Final

É isso aí, caros (5) leitores. Está quase no final a via crucis o processo eleitoral desse ano. Pelo menos aqui no Rio, não é esperado haver segundo turno, porque é provável que Dilma vença para presidente e Cabral para governador.
Confesso que fiquei decepcionado com essa campanha para os cargos do executivo desse ano. Para presidente, não há um candidato sequer que valha a pena de fato. Falando dos que foram aos debates:

Dilma: surfa na onda de um governo de alta popularidade. Promete aprofundar os assim ditos avanços, mas continua a depender do PMDB para governar, assim como qualquer governo anterior, desde a década de 80, depois do fim da ditatura. Com muito menos carisma e sem a característica conciliadora de Lula, fica difícil saber se não vai sofrer um impedimento ao longo do mandato, se é que vai conseguir emplacar suas propostas;

Serra: quer vender um sucesso em SP que não existe, assim como planos de sucesso que não são de sua autoria. Sua popularidade é tão alta (pra não dizer ao contrário) que não fez um comício sequer durante sua campanha. Frouxo, teve que aceitar um vice tipo poste que o César Maia lhe impôs, para conseguir algum apoio a mais (do DEM) para sua campanha natimorta. Fiou-se em pesquisas eleitorais para passar com um trator pelas prévias do seu partido, fazendo com que mesmo dentro do PSDB, ele não tivesse apoio de todos, principalmente pela falta de legitimação;

Marina: se tem alguém que me irrita é a pseudo-verde-traíra Marina Silva. É fato que depois que ela saiu do ministério do meio-ambiente, o desmatamento da Amazônia caiu consideravelmente. Muito discurso e pouca ação definem seu perfil. A utopia é ótima para termos uma visão de futuro a almejar, mas de nada adianta se não tem um lado prático de curto prazo. Além de tudo, ainda tem apoio de entidades e personalidades americanas, como o Al Gore e o James Cameron. Defende muito os índios da Amazônia, mas os do Mato Grosso ficam de lado. Alguém tem ideia do por quê?

Plínio: o único que podia criar algo mais divertido nos debates, não aproveitou a oportunidade. Com ideias insanas tipo “zerar o ICMS”, não tem como angariar mais votos ou mesmo ser levado a sério. A única frase que prestou foi fazer apologia à descriminalização da maconha. Nesse último debate, encerrou pedindo votos para os candidatos a deputado federal pelo PSOL. Patético.

Dentro desse contexto, meu voto para presidente vai para Dilma. Por que? Serra é candidato desde 2002. Ficou estagnado, tendo ainda um discurso claramente pautado na situação brasileira de 2002. Outra coisa: usou primeiro a prefeitura de São Paulo como trampolim e depois o cargo de governador. Se SP está como está, é principalmente devido ao fato de não ter governador há 4 anos. Durante esse tempo, existe um candidato a presidência da república sentado na cadeira a fazer campanha. Acham exagero? Veja isso e isso. Não bastasse, tem um comportamento mais que antipático, chegando ao constrangedor, com qualquer manifestação contrária ao seu discurso. Fica evidenciado principalmente nas sabatinas e entrevistas, onde perguntas que o desagradam são tratadas com desmerecimento do assunto (usualmente classificadas como “trololó petista”, seguindo as palavras do próprio) ou do entrevistador. Não raro, os envolvidos são demitidos. Resumindo: a pose republicana, amigo da democracia não cola na carranca de José Serra. Só cola mesmo para os cegos, que ainda acreditam que as notícias dos grandes jornais e revistas são escritas por marcianos imparciais.

Mas chega… já tá grande demais essa história aqui… a partir de domingo, a semana pós-eleição, com minhas humildes considerações sobre os próximos 4 anos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Lugar comum e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s