Dica nerd da semana

Mesmo com HDs cada vez maiores, todo mundo acaba esgotando o espaço disponível no disco mais cedo ou mais tarde. Depois disso, nos degladiamos para ver quais os filmes/músicas/fotos apagar, pra poder colocar mais coisas lá.
Então, a dica nerd da semana é como limpar seu HD!

1) HD não é pra guardar coisas importantes!
Evite ao máximo guardar suas fotos, documentos, arquivos do Imposto de Renda em um HD, mesmo que externo. HDs são complexos e sujeitos a falhas. Existem três alternativas muito mais seguras! Uma é muito barata: DVDs. Grave tudo isso em um DVD (ou vários). Um DVD de boa qualidade no centro do Rio pode ser comprado a R$1,50. Segunda opção: compre um pen-drive só para backup. É mais caro, mas é mais seguro que o DVD. Terceira opção: faça uma conta em um HD virtual. Essa é boa para quem tem banda larga mesmo e não tem tantos arquivos assim a transferir.
A segunda opção pra mim é a melhor. Não depende de nenhum software específico e você ainda pode reutilizar a mídia, além de ter uma boa velocidade de acesso.

2) Livre-se dos filmes/séries já vistas!
Vamos ser sinceros: quem revê todos aqueles filmes ou séries? Então, depois de terminar de ver, decida se há alguma chance real de que você queira rever aquilo. Se não, apague JÁ! Não deixe pra depois, porque depois você se esquece que aquilo existe e vai continuar a ocupar 1, 2 ou mais precisoso GB do seu HD.

3) Use um software de limpeza!
Existe um excelente software gratuito de limpeza: CCleaner.
Instale e siga as instruções abaixo, para uma limpeza segura do lixo que seu computador gera e armazena no HD:
> Ao iniciar o programa, essa tela vai aparecer:

Se quiser, desmarque os históricos e cookies dos seus navegadores, mas sugiro deixar o resto marcado.

> Vá em configurações e coloque em “exclusão segura de arquivos (lenta)”. Eu sempre escolho o NSA 7 passos, mas pode escolher outros tipos. Quanto mais passos, mais lenta e segura a seleção dos arquivos a serem excluídos.

> Volte para a aba de limpeza e clique em Analisar. Assim o processo será iniciado.

> Ao final, clique em Executar Limpeza e pronto! Mais espaço no seu HD! \o/

Sempre que fico um tempo sem passar isso, ele limpa uns 5GB de puro lixo.
Outra função boa do programa é a limpeza do registro. Enjoy!

Anúncios
Esse post foi publicado em Lugar comum e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Dica nerd da semana

  1. Dona Mila disse:

    Adorei as dicas, mas sabia que até hooooje não consigo fazer funcionar meu super hd de 1 tera? Pq, amor, pq???

  2. Marcelo disse:

    Vc tá precisando de um bebenote novo! 🙂
    O problema é da alimentação das portas USB. Lá no meu note funciona perfeito.

  3. Lune disse:

    Não consegui encontrar as fotos (lindas!!!) no Prata da Casa; qual é o código???

  4. Lune disse:

    Já li a sua resposta no post anterior; que pena!!! bjs

    • Marcelo disse:

      Pois é Lune… me limaram!!! Mas ano que vem tem mais! 🙂
      Aliás, as fotos escolhidas estão muito boas. Então, tá valendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s